quarta-feira, 5 de abril de 2017

Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu

21º Simpósio de Cafeicultura
Tem a presença de Cici Magalhães


Cici Magalhães, prefeita de Manhuaçu, participou da abertura do 21º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, na manhã desta terça-feira, 04, integrando a Mesa Diretora do evento, juntamente com o Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Leitão; deputados federais e estaduais, presidente da ACIAM, Silvério Afonso, e representantes de órgãos diversos do setor agropecuário. O Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da Banca) também prestigiou a solenidade, juntamente com membros do secretariado municipal e vereadores de Manhuaçu e cidades vizinhas.
Com a qualidade da bebida em ascensão e mercados cada vez mais exigentes, o objetivo desta edição é a difusão de tecnologias que garantem ao Café das Matas de Minas uma identidade e padrão únicos. O evento reúne cafeicultores, empresários, pesquisadores, técnicos e engenheiros agrônomos ligados à cadeia produtiva do café na região das Matas de Minas.



A abertura do simpósio foi feita pelo Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios (ACIAM) Silvério Afonso Júnior, que destacou o apoio das entidades parceiras, do Governo de Minas Gerais, Codemig e Prefeitura de Manhuaçu e a participação de mais de 50 empresas expositoras. "Estamos muito felizes com a abertura de mais um simpósio. Esse evento se tornou tradição na nossa região e também é considerado o palco das novas tendências e informações para os produtores, que são o nosso foco. Aproveitem ao máximo as novidades e notícias e produzam um café cada vez melhor", desejou.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão, destaca a importância do encontro para o diálogo entre os representantes da cadeia produtiva do café. “Dessa troca de experiências podem surgir propostas viáveis para o crescimento e fortalecimento do setor, tão importante para a região e para o Estado. O simpósio tem essa função de fomentar a discussão sobre as principais dificuldades e potencialidades do segmento”, afirma.
Também presentes o Presidente da Associação de Cafés Especiais Alexandre Leitão, os deputados federais Subtenente Gonzaga, Mário Heringer e Evair Vieira de Melo e o deputado estadual Bráulio Braz.O presidente do Sindicato Rural Lino da Costa e Silva, o diretor da FAEMG Breno Mesquita, o Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Sérvio Túlio e a cafeicultora Cintia Matos, da Aliança Internacional das Mulheres Cafeicultoras também integraram a mesa de abertura.


Já o Presidente do Conselho das entidades do Café das Matas de Minas Sebastião de Lourdes Lopes apresentou o vídeo institucional da Região do Café das Matas de Minas.
Rafael Marques de Araújo, produtor rural do distrito de Dom Corrêa, foi homenageado pela conquista do 26º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade de Café para Expresso.O Simpósio será realizado até a próxima sexta (7/04) e vai abordar temas como o mercado de café e suas perspectivas, as características sensoriais dos cafés das matas de Minas, o gerenciamento de propriedades cafeeiras, a renovação e recuperação de cafezais, dentre outros. Nesta quarta-feira e quinta-feira palestras diversas estão sendo disponibilizadas aos participantes, e, na sexta-feira, o encerramento será marcado com um dia de campo especial, no Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer, no km 12 da BR-262, em Martins Soares. (Fonte: Comunicação Manhuaçu)
Para mais informações, acesse o site do evento: www.simposiodecafeicultura.com.br.  

Nenhum comentário: